terça-feira, 24 de janeiro de 2012

musculação x contração perineal

                




Nas últimas décadas tem se falado da atividade física preventiva como forma de manutenção da saúde. Incentiva-se incessantemente o condicionamento físico como prevenção de problemas de saúde e otimização da qualidade de vida do cidadão em geral. É conhecido que exercícios físicos regulares mostram-se eficazes na melhoria da qualidade de vida da população em geral, diminuindo assim a incidência de processos patológicos muitas vezes exigentes de correção cirúrgica, além de profundos impactos na vida da população. Tais problemas podem ser evitados com a fisioterapia. Músculos podem ser fortalecidos por exercícios físicos, e os músculos do assoalho pélvico não fogem a regra. Se eles podem ser fortalecidos, certamente é possível evitar seu enfraquecimento, e desta forma, prevenir a precipitação da incontinência urinária e de outras alterações como prolapso genital.

Riscos da musculação de academia pra quem desconhece a MAP (músculos do assoalho pélvico):

Pelo fato de a MAP estar praticamente isolada numa cavidade óssea e com pouco contato com outras musculaturas, não existe nenhum exercício de academia que exercite "também" a MAP. A inervação da MAP é exclusiva, não sendo dividida, portanto com nenhum outro grupo muscular. Ela só pode ser treinada de maneira exclusiva e consciente!
Ainda, estudos recentes têm apontado que atletas femininas que praticam atividades de grande carga tendem mais a apresentar problemas no assoalho pélvico. Não é difícil encontrar, por exemplo, atletas de fisiculturismo que sofreram lacerações do períneo durante esforços extremos.
A MAP deve ser contraída conscientemente durante os exercícios de musculação, para que seja evitada sobrecarga sobre os órgãos e outras estruturas do assoalho pélvico. Saber contrair eficazmente a MAP é fundamental para evitar lesões em mulheres que praticam musculação (de qualquer intensidade) ou maiores esforços físicos.
Importante: Sempre trabalhe sua respiração durante os exercícios para a MAP. Procure relaxar e respirar de maneira lenta, suave e profunda. Nunca tranque a respiração, pois desta forma os abdominais devem estar sendo contraídos indesejavelmente ao invés dos MAP, contrariando os objetivos do treinamento.

Um comentário:

  1. Ola Andrea

    Sou fisioterapia e estou na procura de artigos que está relacionado a sua matéria, gostaria de saber se você tem artigos sobre o Riscos da musculação de academia pra quem desconhece a MAP (músculos do assoalho pélvico) e se é possível compartilhar comigo?

    Aguardo Resposta

    ResponderExcluir