quarta-feira, 3 de agosto de 2011

                                                        Incontinência Urinária

É a perda involuntária de urina da bexiga em situações impróprias, devendo ser objetivamente demonstrável.
A perda de urina pode ocorrer de forma transitória, geralmente associada ao uso de fármacos, a infecções (infecção urinária, vaginites), a constipação ou problemas de deficiência hormonal, desaparecendo após o tratamento da causa subjacente; ou pode ser persistente ou definitiva com instalação e piora progressiva. Muitas mulheres tornam-se incontinentes após o parto, histerectomia (cirurgia para retirada do útero) ou mesmo outros traumas na região pélvica.
O tratamento vai depender do tipo e das causas da incontinência urinária.
Inclui medidas gerais identificando as possíveis causas da perda de urina, tais como:
•Perder peso
•Parar de fumar para diminuir a tosse crônica.
•Tratar a constipação.
O alivio dos sintomas pode ser conseguido:  
•Com alguns medicamentos específicos.
Com a fisioterapia de exercícios para o assoalho pélvico, chamados de Exercícios de Kegel (pode melhorar até 75% dos sintomas).
∞Com o uso de cones vaginais com pesos diferentes.
∞Técnicas atuais incluem o uso de eletro-estimuladores.
Também podem ser usadas técnicas que injetam colágeno ao redor da uretra e mesmo cirurgias para corrigir o problema específico.
Para a prevenção deve-se instituir a rotina dos Exercícios de Kegel, principalmente após o parto vaginal e após cirurgias sobre a região pélvica.

Exercícios de Kegel
ajudam a fortalecer seus músculos pélvicos. Estes músculos ajudam a sustentar a vagina e a bexiga que retém a urina. Se os músculos pélvicos enfraquecerem, a urina pode vazar. Os exercícios Kegel ajudam a fortalecer estes músculos de maneira que a urina não vaze. Além disso também tornam os músculos da vagina mais sensíveis.
Você pode fazer estes exercícios em qualquer lugar: sentada à qualquer mesa, esperando o ônibus, lavando louças, dirigindo o carro, esperando em uma fila, ou assistindo televisão. Ninguém perceberá que está fazendo estes exercícios.

Siga as seguintes instruções de como fazê-los:

•Primeiramente, tente uma vez iniciar e parar o fluxo de urina enquanto estiver urinando para que saiba quais músculos usar.
•Quando não estiver urinando, contraia estes músculos e segure por 4 segundos. Depois relaxe. Contraia e relaxe estes músculos pelo menos 10 vezes. Faça isto de 5 a 8 vezes por dia.

Será necessário que contraia e relaxe seus músculos pélvicos aproximadamente de 50 a 80 vezes por dia ou mais.

Muitas mulheres sentem uma melhora após fazer estes exercícios todos os dias por 3 a 6 meses

Nenhum comentário:

Postar um comentário