Auriculopuntura ou Acupuntura auricular é uma especialidade da Acupuntura que tem como foco o tratamento do quadro apresentado, diretamente no pavilhão auricular tonificando assim os pontos patógenos, através de agulhas previamente preparadas para este fim. Existem mais de 200 pontos de acupuntura na orelha.
Na acupuntura focada na orelha as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 7 dias.
São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.
Por volta de 1957, um médico francês chamado Paul F. M. Nogier, da Universidade de Lyon (França), investigou a relação entre as regiões do corpo e as zonas reflexas da orelha, mapeando-as. Segundo suas pesquisas estabeleceu um mapa topográfico dos pontos correspondentes após larga experimentação clínica; Nogier deu ao método o nome de Auriculoterapia, e é considerado o responsável pela sua difusão no Ocidente. Ele compara o pavilhão da orelha a um feto no útero, correspondendo o lóbulo à cabeça; a concha (de baixo para cima) à zona glandular ou endócrina, tórax e abdome; o bordo superior da antélice (eminência do pavilhão da orelha) à coluna vertebral; a parte superior do pavilhão aos membros superiores (em cima e atrás) e inferiores (em cima e na frente) [ver referência mais abaixo no texto].
De forma que os chineses a consideram como originária de seus estudos de Acupuntura e os franceses como resultado de pesquisas realizadas na França. Os termosAcupuntura Auricular e Auriculopuntura estão mais vinculados à prática na China, enquanto que o termo Auriculoterapia está intimamente relacionado aos estudos franceses.
Na Medicina Tradicional Chinesa a técnica foi incorporada às demais formas de tratamento, tais como a acupuntura sistêmica, a fitoterapia, a moxabustão dentre outras. Nas publicações que seguem a Escola Chinesa, encontra-se o estudo da auriculopuntura relacionado às quatro teorias fundamentais da Acupuntura: as teorias yin-yang, zang-fu, dos cinco elementos e dos meridianos. A Escola Chinesa divulga a existência de mais de 200 pontos na orelha externa (frente e dorso) e alguns tratamentos de acupuntura sistêmica (pressão alta, por exemplo) utiliza a orelha como parte do tratamento sistêmico para a disfunção.
Devido ao desenvolvimento dos estudos da Auriculoterapia em diferentes países e culturas, foram formadas escolas com abordagens distintas de tratamento e visões mais orientais ou mais ocidentais, de acordo com a região de origem. Sendo assim, alguns pontos descritos em determinada cartografia (mapa auricular) podem não constar em outra ou serem descritos em locais diferentes, embora, de uma forma geral, a correspondência com as áreas do corpo humano siga uma mesma distribuição. Basicamente temos dois tipos de mapa: o da escola francesa e o mapa da escola chinesa, sendo os dois igualmente eficazes, podendo trabalhar-se ambos em conjunto.
O conhecimento da Auriculoterapia/Auriculupuntura está se expandindo e enriquecendo à medida que as pessoas passam a observar e relacionar os pontos com suas emoções e imagens interiores, além dos próprios órgãos e funções do corpo.
A auriculoterapia tem papel importante para a escolha do tratamento em fisioterapia, para quadros álgicos, bem como para diversas outras patologias. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. Além da sua eficiência, a auriculopuntura é vantajosa por ser rápida, relativamente simples e sem efeitos colaterais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário